quarta-feira, 20 de abril de 2016

STJ - ESPAÇO CULTURAL


O Espaço Cultural STJ comunica que está aberto o período de inscrição do processo seletivo de exposições temporárias para o calendário de 2018: 17/07/2017 a 06/11/2017. Nesta oportunidade, solicitamos a cooperação na divulgação do edital.

______________________________________________________
______________________________________________________

 “Recortes Urbanos”

EXPO DE MÁRIO TAGNINI 

o Espaço Cultural STJ promoverá o coquetel de abertura da exposição “Recortes urbanos”, do artista Mário Tagnini, com visitas até 19/07/2017.

“Recortes urbanos” representam flashes ou aspectos do cotidiano extraídos da vida urbana das grandes cidades. A produção artística é realizada especificamente como desenho/colagem sobre papel, em técnica mista, usando vários tipos de materiais.
Natural de São Paulo, Mario Tagnini é Bacharel em Arquitetura pela FAU/USP, com cursos adicionais de Modelo Vivo na Pinacoteca do Estado de São Paulo e de escultura em bronze no Liceu de Artes e Ofícios. Premiado em diversos Salões de Arte como o Paulista de Belas Artes, Arte Contemporânea de Curitiba e Arte Contemporânea MAC/BH, entre tantos, possui em seu currículo inúmeras exposições, tanto individuais como coletivas, no Brasil bem como Portugal, Espanha e Estados Unidos.
A arte que Tagnini nos apresenta nessa exposição, prende o olhar através do espaço primordial do papel (aqui usado como suporte e meio de expressão) e a sua interação à geometrização da cor. As angulações matemáticas, aparentemente simples, resultam em forma e cores variadas conjugadas em branco, preto, vermelho e amarelo; que salientam a relação entre luz e espaço onde o branco da tela não é fundo, mas destaque.

Dentro do espaço do papel esse rigor de linhas resulta de um constante trabalho de domínio arquitetônico que traz uma construção intuitiva onde, pela distância, o observador reorganiza seu olhar e busca o entendimento das linhas, entendimento esse que leva a um completo aprisionamento do observador à obra observada.
Na reflexão posterior do artista sobre seu trabalho, a linha frágil, o recorte pode retroceder até o infinito, virando simetria e equilíbrio ou assimetria e desequilíbrio.
Cor, linha e recorte são elementos colocados uns ao lado dos outros, dentro do mesmo plano ou não, despertando uma constante tensão ao invadir a tela.
Tal exercício só é possível porque a arte é um ato subjetivo, singular e, portanto, único.
Assim é a arte de Tagnini: a plenitude da forma e da cor na perfeita união ao seu ser criador.
(Claudia Damiani)

A arte que Tagnini traz na Exposição “Recortes Urbanos” apresenta sua técnica em papel, sendo esse preciso “organizar” de linhas, resultante de trabalho que o artista realiza em domínio arquitetônico.

Na série de trabalhos que o Artista fez, particularmente para esta exposição em Brasília, utilizando a cor, a linha, o recorte e o papel, aqui utilizado como meio de expressão, observamos essa geometria e cores (preto, branco, vermelho e amarelo) em uma conversa que vem da urbana capital paulista, dialogando com as linhas, recortes e cores da arquitetura contemporânea da Capital Federal, usados aqui como escolha de linguagem e intuição.
O Resultado na série de Tagnini nesta exposição é o aprisionar pelas linhas, angulações matemáticas, recortes, e o papel em seu ” espaço primordial “, trazendo o olhar do observador para os mesmos, capturando-o.
Tagnini na Capital Federal, e está curadoria são encontros profícuos, encontros nestes recortes urbanos
Denise Poggi Jeger (curadora)

O coquetel será das 18h30 às 21h no Espaço Cultural STJ, localizado no 2º andar do Edifício Plenários do Superior Tribunal de Justiça, no SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, Brasília-DF. A exposição estará aberta à visitação das 9 às 19h, de segunda a sexta-feira. Para informações adicionais, os telefones de contato são: (61) 3319-8460 ou 8373.

Resultado de imagem para recortes urbanos mario tagnini

______________________________________________________
______________________________________________________

Prezados senhores apreciadores das artes,
Convidamos a todos para a exposição QUATRESSÊNCIA, dos artistas Tony Lima, Luiz Costa, Pompéia e Sonnia Guerra, com curadoria da Art Art Galeria, cujo coquetel de abertura será dia 15 de fevereiro, com visitas até 15/03/2017. Seguem release e imagens das obras em anexo.
Contatos da curadora Celina Leite Ribeiro: CELINA@ARTEGALERIA.COM.BR
61-98164-3393
61-3366-5067



______________________________________________________
______________________________________________________
“Improbidade Administrativa – Temas Atuais e Controvertidos”
Coordenação de
Ministro do STJ Mauro Campbell e
Prefácio de
Ministro Francisco Rezek.
CONVITE

Ficha Catalográfica:
título: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: TEMAS ATUAIS E CONTROVERTIDOS
autor: Mauro Campbell Marques
 isbn: 9788530972431
idioma: Português
edição: 1ª
Brochura
formato: 16 x 23
páginas: 400
Grupo editorial Nacional
Editorial Forense
2016
No próximo dia 9 de novembro, o Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoverá coquetel de lançamento do livro “Improbidade Administrativa – Temas Atuais e Controvertidos”, coordenado pelo Ministro do STJ Mauro Campbell e prefaciado pelo Ministro Francisco Rezek.
A Lei de Improbidade Administrativa – Lei n.º 8.429, de 2 de junho de 1992 – entrou em vigor há quase vinte e cinco anos. Desde então, tem suscitado debates na comunidade jurídica acerca de sua aplicação, bem como de seu alcance, em razão da complexidade que envolve o exercício da função pública.
Esta obra propõe reflexões relevantes sobre o tema, com base em recentes orientações doutrinárias e jurisprudenciais do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça. Os artigos foram elaborados por Ministros dos Tribunais Superiores, pelo Procurador-Geral da República, por Desembargadores Federais, Membros do Ministério Público, Advogados e Estudiosos, que possuem significativa vivência profissional nas diferentes esferas de aplicabilidade da norma sancionadora. A abordagem interdisciplinar proporciona, dessa forma, variados pontos de vista sobre os assuntos selecionados e fornece ao leitor uma análise ampla e crítica no que concerne à incidência do diploma legal. Foram consideradas, ademais, as novidades introduzidas pelo Código de Processo Civil de 2015, tendo como linha condutora a conjugação de questões atuais de direito material e processual controvertidas no âmbito do STF e do STJ.
O livro, destinado aos operadores do direito e ao meio acadêmico, almeja contribuir para fomentar discussões e, sobretudo, para consolidar estudos sobre a Lei de Improbidade Administrativa, importante instrumento de controle da (e para a) Administração Pública e de promoção da ética na gestão da coisa pública.
O coquetel será das 18h30 às 20h, no Espaço Cultural do STJ, mezanino do prédio dos plenários, 2º andar. O endereço do Superior Tribunal de Justiça é SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, Brasília-DF. Para informações adicionais, os telefones de contato são: (61) 3319-8460 ou 8373.
Atenciosamente,


______________________________________________________
______________________________________________________

“JOIAS DE PAREDE”
DOS ARTISTAS
Stella Lopes e Paulo Maurício
Aguardamos todos para a exposição coletiva "JOIAS DE PAREDE", 
dos artistas Stella Lopes e Paulo Maurício.
Coquetel de abertura será dia 26 de outubro.
Contatos da artista:
stella.lopes@uol.com.br
(61) 99983-1711
Obrigada!
Atenciosamente,
Sílvia Dellamora Bonolo
Analista Judiciária – Área Administrativa
61 3319.8460






______________________________________________________
______________________________________________________

COQUETEL DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO 
“FEMININO”
DA ARTISTA 
CHRIS CONTREIRAS
05/010/2016
EXPOSIÇÃO ATÉ
21/10/2016









Contatos da artista:
ccontreiras@hotmail.com
(61) 98454-4510
Obrigada!
Atenciosamente,
Sílvia Dellamora Bonolo
Analista Judiciária – Área Administrativa
61 3319.8460
Secretaria de
Documentação
Coordenadoria de Memória e Cultura
Espaço Cultural STJ

Venha participar de mais essa oportunidade de mostrar sua obra.
O Espaço Cultural STJ é um espaço democrático, que valoriza os diversos talentos artísticos, oferecendo oportunidades a mostras de pintura, fotografia, gravura, desenho, escultura, dentre outros. Disponibiliza ao artista apoio na  divulgação na mídia interna e externa e cobertura fotográfica, televisiva e radiofônica.  Também realiza a confecção e impressão do material gráfico de divulgação, além do envio de convites impressos e eletrônicos sem custos para o artista. Inscreva-se até o dia 14/11/2016.
Serão aceitas inscrições pelo e-mail: espaco.cultural@stj.jus.br , pessoalmente, ou via postal, no endereço:
Superior Tribunal de Justiça
Espaço Cultural STJ
SAFS – Quadra 6, Lote 1, Trecho III
Edifício Plenários, 2º andar - Mezanino
CEP: 70.095-900 BRASÍLIA/DF
Informações:
espaco.cultural@stj.jus.br
(61)3319-8594 / 8460 / 8373/8521 e 8036
______________________________________________________
______________________________________________________
 




Prezados senhores,
Solicitamos, por gentileza, divulgação da exposição 
"DONA BEJA – A FORÇA DA MULHER"
da artista Célia Brindel, cujo coquetel de abertura será dia 10 de agosto,  com visitas até 02/09/2016. Seguem anexos o release e imagens das obras.
A exposição representa em imagens o mito construído em torno da figura de Anna Jacinta de São José, Dona Beja, personagem marcante do século XIX que morou em Araxá e morreu em Estrela do Sul, Minas Gerais. Na literatura, ela representa a metáfora e os arquétipos femininos da madona, a musa e a sedutora, que se manifestam em suas diferentes formas e momentos. Qualquer um encontrará nela  aquilo que procura: a vítima, a militante, a mulher, a mãe, a amante.
Vítima, prostituta e heroína, Dona Beja é uma figura complexa, considerada mais que um mito na cultura brasileira. Essa infinita capacidade de adotar diversas formas tem garantido ao mito sua longevidade. É exatamente nessa variedade de formas, que a artista Célia Brindel representa a personagem, através da pintura em dezesseis obras, todas em papel e em tamanhos variados.
Contatos da artista:
CÉLIA BRINDEL
(61)99649933 /(61) 33653378
______________________________________________________
______________________________________________________


Sílvia Dellamora Bonolo
Analista Judiciária – Área Administrativa
61 3319.8460
Secretaria de
Documentação Coordenadoria de Memória e Cultura
Espaço Cultural STJ


______________________________________________________
______________________________________________________


Coquetel de abertura da exposição Afeto, da artista plástica Loreni Schenkel, que acontecerá no dia 22/6, das 18h30 às 21h, no Espaço Cultural STJ.
Assessoria de Imprensa e Editoria em Cultura:
Renato Acha
Acha Brasília
Fone: 61 - 9326-6390
E-mail: achabrasilia@gmail.com






Loreni Schenkel
98403-9262
98039-9262

______________________________________________________
______________________________________________________


Diálogos Possíveis
As artistas plásticas Carla de Assis e Liselena Dalla Corte uniram suas experiências no campo artístico para um diálogo de técnicas e olhares, numa proposta inovadora de trabalho a quatro mãos.
Linguagens e conceitos próprios são convidados para uma conversa permitindo novas possibilidades de expressão.
Parte desta experiência está presente nesta mostra nas grandes telas feitas ora em conjunto, ora individualmente.
O traço de cada artista é revelado nos trabalhos individuais. De Carla de Assis, identifica-se a trajetória na força de suas formas geométricas. De Liselena Dalla Corte, observa-se a riqueza de detalhes e cores.
É preciso admiração, confiança e respeito mútuo, bem como o desapego de suas verdades.
Fizeram valer a pena o desafio, tornando possível este diálogo.

O ESPAÇO CULTURAL STJ CONVIDA PARA O COQUETEL DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “DIÁLOGOS POSSÍVEIS”, DAS ARTISTAS CARLA DE ASSIS E LISELENA DALLA CORTE


DATA: 01/06/2016
LOCAL: SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA – SAFS QUADRA 6, LOTE 1, TRECHO III – ED. PLENÁRIOS – 2º andar/ MEZANINO
HORÁRIO: das 18 às 21h
 ACESSE O LINK ABAIXO







 ACESSE O LINK ABAIXO


____________________________________________________________________



WWW.TVARTPONTO.COM

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

______________________________________________________
______________________________________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah