sexta-feira, 28 de junho de 2013

LIVRARIA MENEIRIANA - IV Carrollsday - CADERNO CULTURAL A REVISTA




Pessoal, uma pequena pausa para o nonsense na próxima quinta, as 17h na Livraria Mineiriana!
Inspirado no evento internacional Bloomsday, criado em homenagem ao livro “Ulisses”, de James Joyce, a ideia desse projeto é fazer um dia dedicado a Lewis Carroll, matemático, fotógrafo e escritor inglês, criador da obra Alice no País das Maravilhas. É a partir desse conceito que a artista plástica Beatriz Mom criou o Carrollsday, evento de artes integradas que mistura a literatura com outras áreas artísticas.

Em sua 4ª edição o evento retorna a Livraria Mineiriana através do edital da FUNARTE de programação cultural para livrarias. Este ano convidamos dois grupos que apresentaram recentemente trabalhos ligados a cultura nonsense, são eles: Grupo Indigestão, formado pelos artistas Clarice Steinmuller, Guto Valentin, Noemi Assumpção, Rafael Machado e Rafael Perpétuo; e o Valores de Minas, programa social que desde 2005 realiza a formação artística multidisciplinar para jovens.

O Grupo Indigestão é o convidado do "Chá muito louco" e trará o limite do proibido para perto do limite da razão através de ações performáticas e instalações. Tratando de criar um chá das cinco onde o exagero do consumo cotidiano, como pilhas de xícaras confeccionadas com açúcar, chás de cogumelos, sinfonias e reações alucinógenas farão o espectador à discutir onde chega a permissão da sociedade em se situar fora da realidade, seja ela qual for (numa citação ao pensamento kantiniano de que cada realidade depende de uma referêncial).

Os jovens do Valores de Minas farão cenas do espetáculo Ali(ce)ia, inspirado na história de "Alice no País das Maravilhas" e apresentado em 2011. A esquete contará com cerca de 30 jovens atores e trará uma narrativa adaptada do caminho percorrido pela menina em busca de seu livro preferido que foi roubado. Nesse percurso, Maria Alice se depara com a Rainha Vermelha, que tenta destruir todos os livros do mundo, com o Gato de Cheshire, que prevê o futuro, e vários outros personagens que ora dificultam, ora ajudam a jovem em sua busca.

O evento contará ainda com a exposição literária, organizada pela pesquisadora Lídia Mendes contará com mais de 50 títulos raros, antigos e especiais de livros de “Alice no país das maravilhas”, da cultura nonsense e biografias de Lewis Carroll. O público poderá tocar e ler as obras. Todos parte do acervo de pessoal de Mell Liddell, Erika Vaz, entre outros colecionadores que emprestaram suas obras.

(DES) PROGRAMAÇÃO
9h - 22h: Exposição literária – obras raras, antigas e especiais de “Alice no País das Maravilhas”.
17h – 18h30: “Um chá muito louco”: performance com o Grupo Indigestão.
19h – 21h: Performance e esquete teatral da peça Ali(ce)ia. (Valores de Minas)



Classificação: Livre
Realização: Livraria Mineiriana
Apoio cultural: Mom design
Parceiros: Sociedade Lewis Carroll do Brasil e Valores de Minas/ Plug Minas.
ENTRADA GRATUITA



_________________________
_________________________
CLIC NESTE LINK
_________________________
fale com nossa diretoria
libanoatallah@terra.com.br  


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah